Karatê de Contato

Kata

O que é Kata?

Kata é a essência do karate.Shihan Denivaldo
Tão importante no treino de karate, sendo sem dúvida a sua essência.
É um kihon encadeado em várias direções e graus de diferença, nas dificuldades dos movimentos.
Kata é uma luta imaginária, onde o adversário é você. Kata é vencer a si mesmo, devendo o praticante colocar toda a sua força e energias ligadas á vontade.
Deve ser executado com concentração, seriedade, coordenação motora, ritmo, espírito, força e velocidade, é magnificamente belo e admirável para quem olha, mesmo se este for um leigo.
Jamais um kata é entendido a fundo, a não ser por um Mestre.
O kata é um dos treinamentos do karate, podendo ser treinado também em duplas ou grupos, visando o aprimoramento técnico e entrosamento.
A FEDERAÇÃO PAULISTA DE KARATE DE CONTATO, administrado por Shihan Denivaldo Carvalho e Sensei Dulce Nakao, foi o primeira entidade a realizar competição de kata, na América do sul no ano de 1996
Lenda do Kata
Diz a lenda que um mestre em karate, em suas andanças numa noite de lua cheia, pressentiu no crispar dos galhos secos, ao transpor uma clareira na mata, a presença do mal.
São salteadores armados, em tocaia.
Seu instinto guerreiro e defensivo o põe em KAMAE- posição de luta.
Está imóvel.
Abdômen contraído, punhos cerrados.
Atento, olhando nada e vendo tudo.
Atentamente concentrado, espírito vivo e aguçado.
Vai lutar!
Dulce CarvalhoSeu repudio ao mal, seu kimono intocável, sua honra, seu nome e sua vida, tudo está simbolizado no Kamae.
Sua mente visualizava ao longo um Halo de Luz. Seu velho mestre, que em atitude de Zen, inspira- o.Suas sábias palavras, de ensinamento ecoam : Antes que lhes toquem a pele, toca- lhes os ossos.Inconscientemente curva-se reverente cruzando os braços a frente do peito de cima para baixo e brada : OSS !
É atacado!
Pela esquerda, brilha a lâmina. Consciente e veloz, bloqueia e contra – a taca com kime.
Ás suas costas, um segundo de lança em riste.
Bloqueia firme e forte, em HAJIME.Ele sabe que Deve-se enfrentar o adversário, mas, nunca enfrentar seu ataque.
Está em base zenkutsu , e defesa gedan barai.
Seguro pelo punho, recolhe girando o braço e golpeia no ombro ( tetsue utchi ).Completa com um soco fundo e seco, tirando toda chance do agressor, a esquerda um pé assimila.
É o terceiro agressor. Com um raio, um bloqueio gedan barai.Quase simultaneamente um bastão corta o ar cobrindo a lua várias vezes.O inimigo bate recuando de cima para baixo.
As defesas são jodan age uke, protegendo a cabeça, a terceira mais rápida e mais funda, a fim de partir o braço na altura do cotovelo.
Nesse golpe o mestre emprega toda sua força e toda sua velocidade.Solta um grito do fundo de suas entranhas: um grito, um berro de morte! É o kiai.
Nada o detém.
Há uma transformação total no corpo e no espírito.
A mutação de força em poder, de massa em energia, de água em fogo.Estar possuído de kiai, é despertar a arma mortal da pomba enfurecida, o karate.
Silêncio na mata.Passa a perplexidade.
É atacado pela direita. Defende-se com á esquerda.
Passa a perplexidade.
É atacado pela direita. O mestre gira para o campo de luta, defende em gedan barai, e ataca em oi zuki.
O instinto vira- lhe a cabeça pelas costas, o primeiro atacante insiste com a faca.Suas pernas trocam a direção da base, rodando seus quadris como um eixo.Seus braços tal espada- acompanhando o impulso do corpo- descem em diagonal. No momento do contando dos UDES.
O terceiro ergue-se á sua esquerda, tocando- o com o bastão.Recebe um gedam barai, e um soco andando como resiste mais dois Oi zuki, sendo o segundo com kiai.Djefini Carvalho
O kiai dá- lhe firmeza , força e resolução para parar o adversário.Em karate, não há meia defesa, nem meio ataque.
Desesperado, o da esquerda, de fora para dentro, e vice – versa . O mestre gira em base de Ko kutsu dachi e executa Shuto no kamae, parte para cima.
O último imita a agressão e sente no poder das mãos, em forma de faca, a devassar a mata ao redor o poderio do karate.
A luta chega ao fim .
Por um instante matem –se imóvel na ultima defesa.
Volta a postura inicial do Kamae .
Lembra seu senpai, em sua posição de Zen e procura- o .
Em vão, já não consegue vê –lo mais.
Isto é kata
Isto é karate
Isto é Zen !!!!
Katas do Karate Shinkyokushin
TAYKIOKO SONO ITI
TAYKIOKO SONO NI
TAYKIOKO SONO SAN
SOKOGI TAYKIOKO SONO ITI
SOKOGI TAYKIOKO SONO NI
SOKOGI TAYKIOKO SONO SAN
PIÑAN SONO ITI
PIÑAN SONO NI
PIÑAN SONO SAN
PIÑAN SONO YON
PIÑAN SONO GO
YANTSU
SANTCHIM
TSUKI NO KATA
SEIEINCHIM
SAI HA
GARYU
GUEIKI SAY DAI
GUEIKI SAY SHO
SISHIHO
Shinkyokushin
Os Katas Taykioko Sono Yon, Taykioko Sono Go, Atsoho, Katas em Ura, Katas em Kaentem,Bono Kata, Say no Kata, Nuchtaco no Kata, Tonfa No Kata somente são treinados para conhecimentos e não são exigidos em Exames de graduação.

Vídeo Kata Série Taikyoko
Vídeo Kata Sokogui (pernas)
Vídeo Kata Série Pinan
Vídeo Kata Santchim e Tensho
Vídeo Kata Avançado 1
Vídeo Kata Avançado 2

Significado dos Katas

O kata da palavra significa o ” forma ” ou ” formulario”.
O kanji para o kata o caráter japonês acima na direita) é compor dos seguintes caráteres: ” do significado de Katachi; Shape (forma)” , ” do significado de Kai; Cut (corte)” ,e ” do significado de Tsuchi; Earth (Terra)” ou ” Soil (solo)”. Traduzido literalmente, o kata significa o ” forma que corta a terra”. Um kata é uma seqüência dos blocos, dos pontapés e dos perfuradores de umas ou várias posições, envolvendo o movimento para a frente, para trás e aos lados. O número de movimentos e sua seqüência são muito específicos. O contrapeso entre técnicas ofensivas e defensivas, as posições usadas e o sentido e o fluxo do movimento todo o saque para dar a cada kata seu caráter distintivo. Com a prática do kata, as técnicas tradicionais usadas para a luta são instruídas. O contrapeso, a coordenação, a respiração e a concentração são desenvolvidos igualmente. Feito corretamente, o kata é um exercício físico excelente e um formulário muito eficaz do acondicionamento total da mente e do corpo.
Kata personifica a idéia de ren – espírito, ou o ” sempre firme” – com prática diligente, os movimentos do kata tornam-semais refinados e aperfeiçoados.
A atenção ao detalhe que é necessário para aperfeiçoar um kata cultiva a disciplina do auto controle. Com a concentração, a dedicação e a prática, um novato ou de mais alto nível da aprendizagem pode ser conseguido, onde o kata é tão envolvente a mente subconsciente que nenhuma atenção consciente é necessário. Este é o que os mestres do zen chamam mushin, ou ” nada na mente. A prática do pensamento consciente, racional não é usada de tudo – o que foi memorizado uma vez é agora espontâneo. A prática do kata tradicional é
igualmente uma maneira para que o carateca pague o respeito às origens e à história do karate.
Taikyoku é traduzido literalmente como o “ultimate (final grandioso)” . A palavra Taikyoku pode igualmente significar a vista geral ou o ponto
inteiro – considerando o todo um pouco do que centrando-se sobre as peças individuais, e mantendo uma mente aberta ou a mente de um novoto. O mente do novato é o seu esforço para durante o treinamento e na vida. A mente do novato não tem preconceito e não se adere a uma vista estreita. A mente do naovato está aberta às possibilidades infinitas.
Piñan Sono ItiPiñan Sono niPiñan Sono SanPiñan SonoYonPiñan Sono Go
PIÑAN é a pronunciação de Okinawana dos caráteres de kanji para a paz e o abrandamento. Embora os movimentos físicos do kata envolvem as técnicas usadas para a luta, a finalidade do kata são desenvolver uma calma, uma mente calma e uma harmonia entre a mente e o corpo.
SANCHIM significa literalmente o “Três batalhas ou três conflitos”.
É o kata principal em determinados estilos Okinawana do karate, tais como Goju Ryu e Uechi Ryu, e é provavelmente um do kata o mais velho. Determinadas legendas atribuem a criação de Sanchin a Bodhidharma no sexto século adiantado.
O kata de Sanchin procura desenvolver ao mesmo tempo três elementos: – A mente, corpo e as técnicas, – Os órgãos internos, circulação e o sistema nervoso, e – O ki três, encontrado em: – a parte superior da cabeça (tento), – o diafragma (hara), e – o abdômen mais baixo (tanden).
Sanchin é um kata isométrico onde cada movimento seja executado em um estado de tensão completa, acompanhado de poderoso, respirando profundamente (ibuki) que origina no abdômen mais baixo (tanden). A prática de Sanchin conduz não somente ao reforço do corpo, mas ao desenvolvimento do poder interno (ki) e à coordenação da mente e do corpo.
Gueiki sai daiGueiki sai sho
Os meios de GUEIKISAI conquistam o espaço. O nome é derivado dos caráteres Geki, significando o ataque ou conquista, e Sai, significando a fortaleza ou a fortaleza
A palavra Gekisai pode igualmente significar demole, destrói ou pulveriza. Os katas ensinam a força com a fluidez do movimento, da mobilidade e da utilização de várias técnicas. A flexibilidade do ataque e da resposta será sempre superior à força rígida e inflexível.
Yantsu
YANTSU é derivado dos caráteres Yan, significando o cofre forte, e a SU, significando três. O nome é atribuído àquele de um ataque militar chinês a Okinawa no século XIX. O yantsu da palavra igualmente significa manter-se puro, esforçando-se para manter a pureza dos princípios e dos ideais um pouco do que comprometendo para a oportunidade. Com movimentos suaves e veloz.
Tsukino no Kata
O TSUKI NO KATA por seu nome mesmo é um kata de perfuração (há somente um pontapé e apenas alguns socos no kata inteiro). A palavra Tsuki pode igualmente significar a fortuna e a sorte. A boa fortuna e a sorte não vêm esperando. Para cada perfurador neste kata, preveja que uma barreira pessoal está sendo dividida. O esforço forte, persistente dirigido em problemas trará a boa fortuna.
Tensho no kata
Rolamento dos meios de Tensho ou mão fluida, traduzido literalmente como o ” as palmas que giram”
Tensho é as contrapartes marcias e circulares ao kata duro e linear de Sanchin. Era não somente Tensho um dos katas favoritos do Mestre Mas Oyama. Considerou-o ser a maioria de indispensável do kata avançado:
Tensho é uma ilustração básica da definição do karate, derivada do kempo chinês, como uma técnica dos círculos baseados em pontos.
Tensho deve ser um objeto principal da prática porque, como uma sustentação psicológica e teórica atrás do treinamento do karate e como um elemento central em exercícios formais do karate básico, permitiu as técnicas, os socos e as pressões, e é conectado intimamente com a vida mesma do karate. Um homem que pratique o kata de Tensho um número de milhares de épocas e tenha um aperto firme de sua teoria não possa somente tomar todo o ataque, mas pode igualmente girar a vantagem em qualquer ataque, e poderá sempre defender-se perfeitamente.
Saiha no Kata
Saiha significa a destruição extrema, despedaçando-se ou rasgando. A palavra Saiha pode igualmente significar a grande onda, Não importa como grande um problema é encontrado, com paciência, determinação e perseverança (Osu) um pode levantar-se acima e superar a, ou a quebra completamente e começa além dele.
kanku no kata
KANKU significa o céu que olha. Traduzido literalmente, Kan significa o ” vista” , e Ku significa o universo , “. O primeiro movimento do kata é a formação de uma abertura com as mãos acima da cabeça, através qual olha no universo e o sol . O significado é que não importa o que os problemas são enfrentados, cada dia é novo e o universo está esperando. Nada é tão terrível que afeta a realidade básica da existência.
Seitchim no kata
Seienchin significa o conquistador e sobre uma distância, ataca o posto avançado rebelde. No Japão feudal, os guerreiros do samurai iriam freqüentemente nas expedições que duravam muitos meses, e neles era necessários para manter sua força e espírito durante um longo período de tempo.
Este kata é longo e retarda, com muitas técnicas executadas do kiba dachi. Os pés tornam-se geralmente muito cansados neste kata, e deve ter espírito forte, e é necessário perseverar, em vez desistir.
A palavra Seienchin pode igualmente significar puxar para si a batalha.
Shishiro
Sushiho significa 54 etapas. Sushiho é derivado das palavras Useshi, a pronunciação Okinawana dos caráteres de kanji para 54 (pronunciado vai Ju Shi no japonês), e Ho, significando a caminhada ou a etapa. Outros estilos do karate chamam este kata avançado Gojushiho.
Garyu no kata
Dragão de reclinação dos meios de Garyu. Na filosofia japonesa, um grande homem que permaneçe na obscuridade é chamado um Garyu. Um dragão é todo-poderoso, mas um dragão de reclinação escolhe não indicar seu poder até que seja necessário. Do mesmo modo, um karateka verdadeiro não se vangloria aproximadamente nem não se mostra fora suas habilidades. Nunca esquece a virtude verdadeira da humildade.
Seipai
Seipai é a pronunciação Okinawana dos caráteres de kanji para 18 (Ju pronunciado Hachi no japonês). Em outros estilos do karaté, este kata é chamado às vezes Seipaite, ou dezoito mãos. O número 18 é derivado do conceito budista de 6 vezes 3, onde seis representam a cor, voz, gosto, cheiro, toque e justiça e três representam bom, o mau e a paz