Karatê de Contato

História




A História do Karatê

1.    DA ÍNDIA PARA A CHINA

A necessidade de defender-se para sobreviver  fez com que o homem desenvolvesse diversos gêneros de luta, em diferentes épocas e regiões do mundo. No entanto, um momento e uma região, em especial, marcaram  historicamente as artes marciais.

Em meados do século V, Bodhidarma, monge indiano, caminhou em direção à China para fundar um mosteiro budista. Seguidor do budismo de contemplação, ele desenvolveu técnicas sem armas chamadas Shao-lin-su-kempo. O objetivo era a manutenção da saúde e a auto defesa onde, através de exercícios penosos, pretendiam o fortalecimento do corpo para dar morada a paz de espírito e a verdade religiosa.


Bodhidarma orientava seus discípulos para que através da observação das características de luta dos animais, desenvolvessem técnicas que mais se harmonizassem com seu interior, criando assim, cada um, estilo próprio.

Tempos após a morte do monge, ocorreu a invasão mongol, fragmentando a China em vários reinos. O mosteiro foi incendiado. Os monges partiram em várias direções, transmitindo conhecimentos e difundindo estilos.


A invasão mongol e posterior retomada do poder pela dinastia Ming (China), estimularam o aparecimento das técnicas de luta. Neste momento, a arte de combate militar esteve sobreposta à arte espiritual.

A arte marcial evolui segundo as características e conhecimentos de seus mestres e das condições locais e culturais da população. Foi enriquecida pela soma de elementos retirados das lutas chinesas, mongóis e do Shao-lin-su-kempo.



2 . EM OKINAWA


0 intercâmbio comercial e cultural entre a China e as ilhas vizinhas, possibilitou, especialmente em Okinawa, que na época pertencia à China, a introdução das técnicas de lutas chinesas. Ao final da dinastia Ming,  Okinawa  passou ao domínio  japonês que para  evitar a reação do povo nativo, proibiu uso de armas. Sob pressão militar, a população obteve nos utensílios de uso cotidiano e no próprio corpo, meios de defesa; cadeiras, cordas, mãos, joelhos e etc. se transformam em armas (Nakayama, 1987). 

Os treinos eram secretos e os alunos escolhidos. Cada mestre desenvolvia técnicas segundo suas características físicas e mentais, as características dos alunos e suas zonas de influência.

O isolamento japonês no período medieval, nos séculos IX a XIX, contribuiu para que o povo nativo criasse um estilo próprio de luta, diferente de sua origem chinesa. A perseguição exercida pela classe dominante japonesa era tal que Okinawa (1885) chega a compará-la a perseguição sofrida pela capoeira no Brasil imperial.

No inicio do século XIX, com a ruptura do isolamento, surgiram as armas de fogo, inibindo a utilização das lutas de corpo a corpo que quase desapareceram como arte guerreira.

O século XX trouxe consigo o ressurgir das artes marciais, deslocando o enfoque de luta para a sobrevivência, para educação física, com fundamentação espiritual. Escolas como Okinawa-te, Naha-te e Shuri-te, desenvolveram e divulgaram a arte que mais tarde passou a ser chamada Karate-do e revelaram mestres como Ankoh Itosu, Kanryu Higashionna, e posteriormente Funakoshi, Mabuni, Kyan, Motobu, Yahiko, Ogusoku e Miyagi.

Em 1905, 0 Karate foi introduzido nas escolas de Okinawa como educação física. 0 professor Itosu sistematizou  Kata  simplificados  Heian  ou  Pinan  (Paz e Harmonia),   visando iniciação ao aprendizado.




3. NO JAPÃO

Ensinado em segredo durante tanto tempo, em 1916 um karateca fez uma apresentação pública fora de Okinawa. Funakoshi foi convidado para fazer urna demonstração no Botoku-den, em Kioto, centro de artes marciais. Três anos mais tarde, o Ministério de Educação o convidou para organizar uma demonstração em Tóquio. 0 sucesso foi tamanho, que Funakoshi foi convidado a permanecer, para dar palestras e ensinar o Karate.

Funakoshi viajou por todo o Japão. Ele foi convidado a lecionar nas universidades, onde o Karate passou a ser submetido a pesquisas científicas, tendo como conseqüências o aprimorando das técnicas e a criação de métodos de treinamentos sistemáticos (Silvares, 1987).

Considerado o pai do Karate-do  moderno, Funakoshi  modificou o karate literal e filosoficamente de "Mãos Chinesas" para "Mãos Vazias", mãos de liberdade, em que KARA e TE passaram a ter a conotação de defender-se desarmado e ter a mente livre do egoísmo e da maldade, adicionados à palavra DO, representando a busca de um caminho ou disciplina a ser seguida por toda a vida, na construção da personalidade (Nakayama, 1987; Silvares, 1987).

Após estudar em diferentes escolas, Funakoshi criou o estilo Shotokan, fundamentando-o nos princípios filosóficos do Budo e do Zen-budismo.

Essa fusão visava facilitar a evolução do espírito e do corpo conjuntamente, permitindo o desenvolvimento da autoconfiança, auto disciplina, auto controle, auto-realização, para formar o indivíduo humilde e cortês nos relacionamentos sociais, porém corajoso e determinado nas situações de injustiça. Capaz de enfrentar milhares de adversários se for preciso.

Seguindo o sucesso de Funakoshi, outros mestres de Okinawa partiram da ilha para divulgar suas técnicas. Em 1930, Mabuni partiu para Kioto, ensinando Shito-ryu. Em 1933, Motobu fez demonstrações em Osaka. No mesmo ano Miyagi fez demonstrações de Goju-ryu por todo Japão, seguindo em 1934 para o Hawai.
Segundo Okinawa (1885), a fusão do Karate com a concepção japonesa de arte marcial, deu origem a quatro estilos principais conhecidos hoje: SHOTOKAN (Funakoshi), SHITO-RYU (Mabuni), GOJU-RYU (Miyagi) e WADO-RYU (Otsuka).


4. NO MUNDO

Embora Funakoshi nunca tivesse se afastado dos valores nos quais acreditava e vivia, as necessidades da guerra fizeram com que alguns mestres que ensinavam o Karate esquecessem a fundamentação espiritual.

No período da segunda guerra Mundial, os soldados e a população japonesa, eram treinados por mestres de Karate para resistirem ao ataque aliado. Tal fato determinou a proliferação de vários estilos, os mais diversos.

A incrível capacidade dos pequenos japoneses defenderem-se sem armas, despertou o interesse dos militares ocidentais. Após a guerra a emigração dos japoneses e o interesse das tropas de ocupação em adquirirem as técnicas, foram os responsáveis pelo inicio da difusão do Karate pelo mundo.


Podemos dizer que, o Karate é o resultado das observações feitas pelo homem da luta dos animais, que por sua

inteligência, adaptou as características mais marcantes às suas possibilidades para melhor desempenho e também do

acrisolamento, adaptação e aperfeiçoamento dos diferentes gêneros de luta. Cada geração, cada grupo cultural e o estudo
científico pelos quais passou, participaram do processo de construção do Karate-do, transformando-o na arte que
conhecemos hoje. E, pela nossa participação, continuarão evoluindo... Homem e Arte.

Atualmente existem várias organizações de Karatê de Contato no mundo e a WKO – World Karate Shinkyokushin
Organização presidida no Japão pelo Shihan Kenji Midori e no Brasil por Shihan Denivaldo Carvalho.



Masutatsu Oyama
Cidade de nascimento: Vila de Gunsan
País de nascimento: Coréia do Sul
Data de Nascimento: 17/07/1923
Data de Falecimento: 26/04/1994
Nome de batismo: Yong I-Choi

Em 1936 Yong I-Choi escolheu o Japão para tentar a vida e estudar e conseqüentemente naturalizando-se japonês e alterando seu nome para Masutatsu Oyama. Mais tarde no Japão se alistou e fez parte da força aérea japonesa.

No Japão iniciou-se nas artes marciais, e conquistou sua primeira faixa preta 1º DAN aos 15 anos de idade, no ano de 1938.

No Japão iniciou-se nas artes marciais, e conquistou sua primeira faixa preta 1º DAN aos 15 anos de idade, no ano de 1938.

Oyama participou da Segunda Guerra Mundial onde foi preso durante 6 meses por agredir soldados americanos. Nesse período refletiu sobre suas ações após ler o livro de Eiji Yoshikawa (Miyamoto Musashi) e resolveu dedicar-se completamente ao Karate.

Ao sair da prisão Oyama se isolou na montanha, e usou tarefas do dia-a-dia para treinar e ficar cada vez mais forte por se tratar de tarefas pesadas como corte de lenha, busca de água em latas percorrendo grandes distancias. Distancia essa que era percorrida exaustivamente por se tratar do terreno íngreme do Monte Minobu.

Aos 24 anos Oyama tornou-se campeão em Kyoto pelo All Japan Karate Tournament.
Oyama resolveu ficar por mais 6 meses, em outro local, escolhendo desta vez o Monte Kiyosumi. Além das primeiras tarefas realizadas, ele praticava meditação nas cachoeiras de águas geladas, com muita determinação praticava cada kata por mais de 100 vezes.

Aos 27 anos, viajou para Estados Unidos e lutou e venceu mais de 270 lutadores, no qual venceu muitas lutas com um golpe só, devido a sua grande força. Percorreu vários países para divulgar o seu Karate e percorreu 32 estados no território americano, Canadá, Cuba e México.
Após esta viagem Oyama resolveu fazer um desafio pessoal lutando com touros no qual enfrentou 52 touros em sua carreira, matando 3 destes, e retirado o chifre de 49.

Em 1958 escreveu seu 1º livro (What is Karate), em 1965, escreveu o livro “This is Karate”, depois lançou o “Vital Karate”, e em 1970 o livro ´Advanced Karate” e depois relançou estes livros novamente e escreveu outros: “The Kyokushin Way: Mas. Oyama’s Karate Philosophy”, ”Mas Oyama’s Complete Karate Course”, ”Karate School”, “Mas Oyama’s Classic Karate”, “Mas Oyama’s Essential Karate”, “Mas Oyama’s Complete Karate Course” e “Mastering karate”.

Aos 42 anos, Mestre Oyama fundou International Karate Organization e foi oficialmente estabelecida em Shinjuku – Tokyo – Japão sede oficial da Organização.

Oyama faleceu em 26 de abril de 1994, aos 70 anos, devido a um câncer de pulmão.

Após a morte do Mestre Mas Oyama, alguns de seus alunos diretos, formaram suas próprias organizações. Shihan Tchichinore e Shihan Nishida lideravam um grupo com denominação Kyokushin, havendo mudança de presidente para Shihan Midori. No ano de 1999, após muitas discussões sobre o nome Kyokushin. Shihan Midori e diretoria da WKO, resolveu por melhor a mudança para o nome para SHINKYOKUSHIN, no qual significa novo caminho da verdade.

Atualmente a organização Shinkyokushin, é a organização que mais cresce mundialmente





Significado do Símbolo Shinkyokushi e Kanji OSS





Domina sua mente, constantemente o perseguimos através da arte marcial mais forte, o karate. Assim fundou-se a organização Shinkyokushin. Dominando nossa mente, colaborando com a paz do mundo. A formação do simbolo de Shinkyokushin é desenhado para parecer as nossas mentes. A idéia original de Shinkyokushin esta refletida nestes pensamentos: "Dez mil dias de treinamento para dominar a mente" Nosso símbolo KOKORO representa a integração de MENTE, HABILIDADE E CORPO, parte necessária para nutrir o espírito da arte marcial.








O primeiro Kanji é a escrita estilizada de SHINKYOKUSHIN, que é utilizado no "dogui" (uniforme do karate) de todos os alunos da Organização Shinkyokushin, na região frontal esquerda.

Shinkyokushin significa "O novo caminho da verdade".



O segundo Kanji significa "OSS"

OSS é o núcleo central do respeito, da gratidão e da modestia, sendo o desejo da arte marcial. Superando qualquer adversário

OSS é o sinônimo de perseverância e abnegação, sendo o fundamento do Shinkyokushin Karate.