A importância do Aquecimento
Aquecer a musculatura do corpo todo e aumentar a freqüência cardíaca são fundamentais para aproveitar o treinamento.Alongamento, corrida e seqüência de ginástica são os movimentos mais comuns utilizados durante o aquecimento, contudo, você pode usar golpes fazendo um ensaio do treinamento. Mas não se esqueça! Você está se preparando seu corpo para o treinamento portanto nada de exigências técnicas, os movimentos devem ser feitos levemente, com forca e intensidade baixas.
Nunca devemos esquecer que para obtermos um golpe forte, ágil e alto, o corpo deve ser flexível. Se o corpo é muito duro, ou encontra- se em um estado de rigidez absoluta, perde- se grande parte de forca, agilidade e de altura. Sendo assim, os golpes não sairão com perfeição necessária. Isso acontecendo o corpo se cansará com facilidade e neste estado a probabilidade de surgirem problemas musculares serão maiores.
Antes de qualquer treinamento, aqueça- se. Evite uma distensão.
O Desaquecimento
Tão importante quanto treinar é descansar. Esta máxima pode resumir a teoria do Treinamento Desportivo na atualidade. Aquela idéia de que só o trabalho físico levaria à uma boa performance, está pelo menos por enquanto, superada. O ponto de partida para um bom treino é com o corpo descansado.Se o treino intenso e as competições provocam esgotamento, perda de apetite e perturbações do sono, devemos conceder a merecida importância a parte final do treino, denominada desaquecimento, ou volta á calma, que tem por objetivo fazer o organismo voltar ao estado natural primitivo, para reingresso na vida cotidiano, isento de tensões prejudiciais. Para isto aconselhamos todo tipo de exercício de descontração muscular e massagem (ou automassagem) e relaxamento.
E quando começa este descanso? É simples. Ele se inicia logo após ser desenvolvida a parte principal da aula. A fase final do treino, ou relaxamento, è o começo do descanso que será completado posteriormente com alimentação e sono adequados.
A dinâmica do treinamento è alternada, ou seja, há dias de atividades muito árduas conjugadas com períodos mais leves. Em certos casos podem ser dados os chamados treinos de recuperação para ajudar na recomposição do atleta, através de atividades menos puxadas.
Este tipo de trabalho pode ser feito em outro local, que não seja o habitual da aula. Exercícios feitos na água – a hidroginástica, por exemplo, são recomendadas como agentes relaxantes e restauradores de treinos ou competições muito exigentes. É importante ressaltar que a atividade de recuperação deve ser leve, com pouca intensidade e, de preferência, um trabalho sem grandes exigências físicas ou técnicas.
O método de relaxamento será em principio dirigido pelo mestre ou professor, que vai indicar verbalmente o tipo de sensações que o participante deve experimentar durante o relaxamento muscular: extensão de todo o corpo, peso, calor etc. A ordem do relaxamento será: pernas, tronco, braços, ombro, pescoço e fase.
Juramento
|
1. Quando entrar ou sair do Dojo(local de treinamento), todas as vezes deve pedir permissão curva-se e diga o “OSSU”. Isto representa uma marca ou um respeito para o Dojo e com todos os presentes.
2. Se chegar atrasado para o treinamento, fique de seiza (ajoelhado) na entrada do dojo e peça permissão, dizendo OSSU, e somente levante quando o instrutor permitir a sua entrada.
3. Quando o instrutor o reconhecer, fique de pé, gire para a parte de dentro do dojo, curve e diga o “OSSU” então diga ” Shitsurei Shimasu” (me desculpe por perturbar), a seguir junte-se rapidamente à parte do fundo da classe.
4. Não coma, não beba, não fume nem não mastigue goma no Dojo.
5. Mova-se sempre rapidamente no dojo quando o instrutor pedir-lhe para fazer algo. NÃO FAÇA NADA DEVAGAR. Sempre esperto. Sempre com atenção.
6. Não pratique KUMITE a menos que instruído para fazer assim. Não chame nenhum superior a você para praticar kumite.
7. Não atrapalhe por nenhuma razão, sem pedir a permissão do instrutor. Se você tiver que deixar seu lugar , não ande entre o instrutor e a classe. Caminhe atrás da fileira quando todos estiverem sentados, ou pela lateral quando em treinamento.
8. Dirija-se sempre ao instrutor e aos séniores por seu título apropriado (SEMPAI, SENSEI, SHIHAN) dentro do Dojo. Reconheça-os com um alto “OSSU” quando lhe falarem.
9. Seu treinamento deve ser sério. Não ria, não pertube, não fale, não converse com os outros alunos e nem cause o rompimento durante a aula. Você deve sempre estar em FUDO DACHI ao esperar o comando seguinte. Não se deve colocar a mão na cintura durante os treinamentos do Karate Shinkyokushin.
10. Tudo que o instrutor pedir deve ser obedecido no Dojo, sem dúvida. Se você não pode prosseguir, faça o melhor que você pode, não deve-se ficar parado dentro do dojo. Deve-se ter espírito e perseverança sempre.
11. Mantenha as unhas dos pés e das mãos curtos e limpos. Pessoas com cabelos compridos deve-se amarrar com elástico, não usar nada contudente, como presilhas e outros acessórios.
12. Durante uma parada da aula: Não sente em nenhuma cadeira, deve-se primeiramente sentar de seiza, e somente sentar aguraza, após comando do instrutor. Não encoste na parede, e nem estique as pernas. Na posição de aguraza, deve-se ficar em coxi kamae (com as mãos fechadas na cintura), ou com os braços esticados na coxa (momo), conforme instrução do sensei.
13. É de responsabilidade dos alunos mais novos (kohai) manter o Dojo limpo e arrumado. É de responsabilidade do sempai, orienta-los para tal tarefa.
14. Seu dogui(roupa de treino) deve ter do lado esquerdo o emblema(kanjin) da organização Shinkyokushin para identificação do nosso estilo.
15. Seu dogui (roupa de treino) sempre deve estar limpo puro e lavado. Seu Dogui deve ser branco tendo o significado da pureza e paz.
16. Sua faixa NUNCA deve ser lavada, simplesmente a seco arejado. Na faixa contém simbolicamente o espírito de seu treinamento duro.
17. Sob nenhumas circunstâncias os karatekas masculinos é permitidos usar camisetas ou outra roupa debaixo do dogui.
18. Não deve-se treinar com jóia, pulseira, brincos, percing ou relógios; retire-os durante o treinamento.
19. O kohai não deve esperar ser cumprimentado pelo sempai, sensei, e shihan.O kohai deve cumprimentar imediataemnte ao avistar um superior, em sinal de respeito segundo a hierarquia marcial do shinkyokushin.
20. Deve-se sempre cumprimentar o superior com as duas mãos e um forte e sonoro OSSU e nunca deve-se olhar nos olhos. O cumprimeiro deve ser de cabeça baixo, em imposição de respeito ao superior.